Mesmo com estoque Brasil importará Feijão-preto, entenda a razão

Por: IBRAFE,

5 de junho de 2024

Responsive image

Cada dia há menos oferta no Paraná com um bom volume de Feijão-preto estocado. Historicamente, os produtores que não vendem no pico da safra, em um momento de muita oferta, acabam vendendo em doses homeopáticas durante o ano e não deverão forçar os preços para baixo nos próximos meses. A expectativa sobre o comportamento dos argentinos após as geadas ainda é de que buscarão liquidez no valor que o Brasil estiver pagando durante o mês de junho. E durante junho, os produtores argentinos irão colher e processar os Feijões que foram atingidos por diferentes intensidades de geadas.

 

Será necessário retirar do produto final os grãos que não estavam maduros quando houve a geada. Não há dúvidas de que os empacotadores buscarão parte do seu abastecimento com o produto argentino. No Brasil, sempre será difícil encontrar lotes de 20 ou 30 carretas em um único contrato, enquanto na Argentina sempre acontecem negócios com volumes maiores. O comportamento do mercado na América Central será determinante. Havendo demanda desses países, o Brasil será a segunda ou terceira opção. No geral, o mercado apresenta um volume menor de negócios do que o normal para o período do mês, confirmando, ao que parece, que os consumidores anteciparam suas compras durante o mês de maio e poderão pressionar menos o mercado de Feijão-carioca e Preto este mês.

Mais
Boletins

Alerta importante EXCLUSIVO para o Clube Premier:
29/08/2025

O primeiro quadrimestre de 2026 deverá ser um dos mais apertados em termos de oferta de Feijão. Será raro encontrar volume disponível

Santa Catarina (SC) desonera o Feijão e o arroz
28/08/2025

CEPEA divulgou dados atualizados em 27 de agosto, que ajudam a traçar o cenário do mercado atual

Primeiras avaliações sobre o PEPRO
27/08/2025

Tem tanto Feijão-preto guardado que dá para sobreviver a três apocalipses zumbis.

O PEPRO vem aí, pare, olhe e escute
26/08/2025

Pepro da Conab tem impacto imediato.

Reta final do mês de agosto com mercado firme
25/08/2025

Mercado de Feijão encerrou a semana passada com bom volume de vendas, trazendo novo ânimo