60 dias desafiadores para o abastecimento do Feijão

Por: IBRAFE,

26 de julho de 2023

Responsive image

Na era da evolução das ferramentas digitais, ainda temos cadeias produtivas com dificuldades originadas pela falta de comunicação. E não estou aqui pensando nas óbvias, entre produtores e estes com os empacotadores, e ambos com o consumidor. Mas dentro do próprio Estado brasileiro e com os governos. 
Sendo um produto básico e com predicados de causa social, o setor só tem a ganhar com a organização de iniciativas e programas que visem desde aspectos que podem refletir no aumento de produtividade, como, também, que as iniciativas conversem entre si para que haja um trabalho sinérgico. Campanhas que reflitam no consumo alinhadas entre os Ministérios da Educação, Saúde, Combate à Fome, Agricultura e Economia, contribuindo para que, em momentos sabidamente de excesso de oferta, não somente mecanismos tradicionais de aquisição do governo federal atuem, mas inclusive a disponibilidade de recursos para que os produtores possam ter fôlego financeiro e infraestrutura para armazenar sem se obrigar a vender no momento de pico de oferta e preços mais baixos, equilibrando assim a oferta. 
É nesta direção que nós aqui no IBRAFE estamos trabalhando na busca de organização e ferramentas que tragam respostas rápidas a momentos de desequilíbrio de oferta e demanda, como o que estamos vivendo agora. 
Serão 60 dias desafiadores pela frente. Não há como prever quantos produtores irão desistir dos plantios no ano que vem como consequência direta das dificuldades que atravessarão neste momento após um longo período em que as dificuldades estavam colocadas para o consumidor e que, por aquele lado, sabe-se lá quantos diminuíram o consumo e jamais retornarão para um consumo que contribua para sua saúde.

Mais
Boletins

Novo patamar para o Carioca e o que significa esquecerem o seguro rural?
15/07/2025

Enquanto o novo Plano Safra é divulgado com uma série de promessas, um detalhe crucial tem passado despercebido, mas pode impactar diretamente o campo e a mesa

Exportação de Feijão-Preto Aumenta 22%, Mas Preços Caem
14/07/2025

A queda explica a percepção de um mercado mais calmo e pressionado, mesmo com o aumento das exportações

Feijão: Safra Farta Pressiona Preços, Mas Reversão Está no Horizonte
11/07/2025

O mercado vai continuar pressionado até agosto, e quem conhece o ciclo sabe como isso costuma se resolver

Mercado de Feijão: Análise dos Desafios e Perspectivas Diante das Tarifas
10/07/2025

Qualquer tarifa ou restrição atrapalha contratos, assusta compradores e abre espaço para a concorrência de outros países

Pulse Day Araguaia: Mais de 400 Participantes e Conteúdo Estratégico para o Setor
09/07/2025

Temas como Irrigação, Feijão e Gergelim foram debatidos durante o encontro