Quênia - Nova variedade de Feijão 'Waithera' promete maior produtividade e melhor nutrição

Por: Informações de Kilimo News,

20 de agosto de 2025

Responsive image

A Pan-Africa Bean Research Alliance (PABRA), da Alliance of Bioversity International e do CIAT, em parceria com a Kenya Agricultural and Livestock Research Organization (KALRO), introduziu uma nova variedade de Feijão, Waithera , que já está gerando entusiasmo entre os agricultores por seus altos rendimentos, tolerância à seca e qualidades favoráveis ao consumidor.

Durante uma sessão de monitoramento sobre a produção de Feijão Nyota no Condado de Nyeri, os agricultores compartilharam histórias de sucesso da variedade Nyota e expressaram grande interesse em adotar o Waithera.

Cultivada na KALRO, a Waithera mantém as características desejáveis do popular Feijão Wairimu, mas produz menos gases, cozinha mais rápido e tem um sabor mais doce. Também é altamente produtiva e adaptável a diversas condições de cultivo.

O Dr. David Karanja, Coordenador Nacional de Pulses para Grãos da KALRO, disse que o Feijão foi desenvolvido para atender às necessidades dos agricultores e consumidores.

"A variedade Waithera mantém as características desejáveis do Feijão Wairimu, mas é especificamente cultivada para produzir menos gases, oferecendo uma experiência de consumo mais confortável. O Feijão cozinha rápido, é doce ao ser cozido, tem baixo nível de flatulência e contém níveis médios de zinco e ferro", disse ele.

A KALRO está pilotando Waithera por meio de uma estratégia inclusiva de demanda por sementes, utilizando agricultores líderes para distribuir sementes até a "última milha". Esses agricultores também ajudam a identificar as necessidades locais de sementes, coordenam a agregação em massa para obter melhores preços e facilitam a coleta, a classificação, a pesagem e o armazenamento.

Alto rendimento

Em Narumoru, Kieni Leste, agricultores treinados pela KALRO têm produzido Feijões de alto rendimento em grandes volumes. O Dr. Karanja afirmou que a abordagem funcionou bem para o Feijão Nyota, introduzido em 2021, que rende entre 6 e 10 sacas de 90 kg por acre, amadurece precocemente (60 a 70 dias) e é tolerante à seca.

“De 1 kg de Feijão Nyota, um agricultor obtém 26 kg, enquanto para o Feijão Waithera, um agricultor obterá o dobro disso e colherá 55 kg”, disse ele.

Os depoimentos de agricultores sobre o projeto piloto foram entusiasmados. "Recebi um quilo da variedade Waithera do oficial de Agricultura em setembro do ano passado. Consegui plantar meio quilo, do qual colhi 20 kg. Depois, plantei um quilo e três quartos e colhi mais de 100 kg", disse Rebecca Waruguru, de Gatuanyaga, uma das agricultoras que plantou a variedade. Ela acrescentou que o sabor superou o do Feijão Wairimu e não apresentou gases. Outra agricultora, Agnes Nyaguthii, colheu 150 kg a partir de 4 kg de sementes Waithera e disse estar ansiosa para compartilhar a variedade com os vizinhos.

O Feijão Waithera também apresentou bom desempenho nos condados de Nakuru, Bomet e Elgeyo Marakwet. "Bomet está à frente da maioria dos outros condados porque os agricultores o adotaram, e quero incentivá-los a trabalhar em grupos para obter a máxima produção e garantir que os agricultores de sua localidade e vizinhança o cultivem antes de vendê-lo para outras regiões", disse o Dr. Karanja.

Agnes Mwangi, agente agrícola da sub-região de Kieni, disse que o Feijão Nyota já transformou a agricultura local, com cerca de 4.000 famílias cultivando-o. A variedade Waithera, observou ela, agora atrai interesse semelhante.

“O Feijão Waithera não é muito comum em todas as fazendas; ele está presente apenas em alguns agricultores individuais, mas quando o adquirimos e plantamos inicialmente, os agricultores conseguiram produzir mais e mal podem esperar para obter ainda mais sementes”, disse ela.

O Dr. Karanja explicou que a estrutura da planta de Waithera difere da de Nyota, permitindo que ela continue produzindo com nutrientes e água adequados. Ele acrescentou que a produção de sementes de melhoramento genético foi concluída, com a semente básica em andamento, e que até o próximo ano, deverá haver um suprimento adequado para os agricultores em todo o país.

O cultivo de Feijão é a segunda atividade agrícola mais importante no Quênia, depois do milho, e o desenvolvimento pela KALRO de variedades de alto rendimento, nutritivas e climaticamente inteligentes, como Nyota e Waithera, está pronto para aumentar a renda dos agricultores, melhorar a nutrição das famílias e fortalecer a segurança alimentar do país.

Com informações de Kilimo News

https://kilimonews.co.ke/science-and-technology/new-waithera-bean-variety-promises-higher-yields-and-better-nutrition-for-kenyan-farmers/

 

Mais
Notícias

Paquistão – Bolha do Gergelim estoura após crescimento explosivo
22/08/2025

Para reverter o cenário e retomar o potencial do grão, especialistas pedem que o governo invista em pesquisa e desenvolvimento de sementes de alto rendimento

Austrália - Cultivando Feijões melhores para um futuro mais seguro em termos de alimentação
21/08/2025

Geração de pesquisadores africanos é essencial para a transformação agrícola, afirma pesquisadora que está trabalhando para aprimorar cultura de maior consumo