As negociações entre os governos canadense e chinês resultaram em um acordo bilateral para eliminar e reduzir diversas tarifas de importação, incluindo uma tarifa de 100% sobre as importações de Ervilhas canadenses para a China. A seguir, apresentamos informações de importantes atores do setor em ambos os países.
- A China eliminará completamente sua tarifa de importação de 100% sobre Ervilhas canadenses a partir de 1º de março de 2026 , após negociações de alto nível entre Pequim e Ottawa.
- Os preços da Ervilha no Canadá já começaram a reagir , com melhorias iniciais relatadas por líderes do setor, apesar de ainda permanecerem bem abaixo dos níveis do ano passado.
- O retorno ao comércio normal é possível, mas está longe de ser garantido , já que as Ervilhas canadenses enfrentam forte concorrência de fornecedores russos com preços mais baixos e de outras origens.
· Em uma atualização importante do relatório da semana passada sobre a viagem diplomática do Canadá a Pequim , foi alcançado um acordo para a suspensão das importações chinesas de Ervilhas canadenses , após uma reunião entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, na sexta-feira. Carney se referiu ao acordo histórico entre os dois países como uma "nova parceria" e uma "nova era".
· A China concordou em eliminar completamente a tarifa de importação de 100% sobre Ervilhas e farelo de canola canadenses a partir de 1º de março de 2026. O governo chinês firmou o acordo em troca de concessões significativas nas tarifas de importação canadenses sobre veículos elétricos (VE) chineses, que eram de 100% antes da reunião. A tarifa será reduzida para 6,1% para até 49.000 veículos, com planos para um aumento gradual da cota.
Por Pulse Pod: