Os preços das lentilhas no oeste do Canadá começaram a cair em meados de agosto, devido à pressão da colheita, de acordo com Marcos Mosnaim, da empresa Prairie-IX, de Toronto. "As lentilhas estão começando a chegar", afirmou Mosnaim, embora ainda não haja informações claras sobre a qualidade das colheitas já retiradas dos campos.
Segundo o relatório de safra da província de Saskatchewan, até 5 de agosto, a colheita de lentilhas no sudeste e sudoeste da região estava 10% concluída. No centro-oeste, o percentual era de 6%, com a maior parte das plantações ainda de pé. Em Alberta, a expectativa era de que a colheita começasse na mesma semana.
Os preços das lentilhas da variedade Laird foram os mais afetados, conforme apontado pelo boletim Prairie Ag Hotwire. As lentilhas verdes grandes perderam entre 16 e 18 centavos por libra durante a semana encerrada em 12 de agosto, com preços variando de 29 centavos por libra para a Laird número três até 52 centavos para a número dois.
As lentilhas francesas número um também sofreram queda, perdendo sete centavos no mesmo período, com preços entre 42,5 e 48 centavos por libra. Já as lentilhas vermelhas recuaram entre um e quatro centavos, variando de 21 a 31 centavos por libra.
Em seu relatório de julho, a Agriculture and Agri-Food Canada (AAFC) projetou uma colheita de lentilhas para 2024/25 de 2,5 milhões de toneladas, um aumento significativo em relação aos 1,67 milhões de toneladas do ano anterior. A expectativa é que os estoques finais aumentem para 450.000 toneladas, em comparação às 50.000 registradas em 2023/24, elevando a relação estoque/uso para 21%, sete vezes maior que no ciclo anterior.
Com informações de Grainews
https://www.grainews.ca/daily/pulse-weekly-lentils-starting-to-feel-harvest-pressure/