Gergelim: Uma fonte promissora para a saúde e a indústria alimentícia

Por: Fernanda Chemim, Eng.ª Agrônoma, IBRAFE,

14 de junho de 2023

Responsive image

A semente de Gergelim tem despertado cada vez mais interesse devido às suas propriedades bioativas e sua variabilidade em componentes benéficos para a saúde humana. Neste artigo, exploramos a riqueza nutricional e as aplicações biotecnológicas dessa pequena semente, destacando seu potencial como alimento funcional e matéria-prima na indústria alimentícia.

 

Identidade:

O Gergelim (Sesamum indicum L.), pertencente à ordem Tubiflorae, família Pedaliaceae, é uma planta anual herbácea cultivada por suas sementes comestíveis, óleo e valor aromático. Também é conhecido como Gergelim, til, semente benne e popularmente como "Rainha das Sementes Oleaginosas" devido ao seu alto grau de resistência à oxidação e ranço. Acredita-se que o Gergelim tenha se originado na Índia, onde há uma grande variabilidade de recursos genéticos disponíveis.

A semente de Gergelim contém 50-60% de óleo de alta qualidade, rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFA) e antioxidantes naturais, como sesamina, sesaminolina e homólogos de tocoferol. Esses componentes bioativos melhoram a estabilidade e a qualidade do óleo de Gergelim, juntamente com inúmeros benefícios para a saúde.

As sementes de Gergelim são consideradas alimentos valiosos, pois enriquecem a dieta com aroma e sabor agradáveis ​​e oferecem benefícios nutricionais e fisiológicos. Estudos recentes sobre as atividades antioxidante e anticarcinogênica da semente de Gergelim aumentaram significativamente suas aplicações em produtos alimentícios saudáveis, que afirmam proteção ao fígado e ao coração e prevenção de tumores. A semente de Gergelim é rica em proteínas, vitamina B1, fibras alimentares, além de ser uma excelente fonte de fósforo, ferro, magnésio, cálcio, manganês, cobre e zinco. Além desses nutrientes importantes, as sementes de Gergelim contêm duas substâncias únicas, sesamina e sesamolina. Ambas essas substâncias pertencem a um grupo de fibras benéficas especiais chamadas lignanas e têm efeito redutor de colesterol em humanos, prevenindo a hipertensão arterial e aumentando os níveis de vitamina E em animais.

 

Composição Nutricional:

A semente de Gergelim é uma verdadeira potência nutricional, abrigando uma ampla gama de fitoquímicos e compostos biologicamente ativos. Entre esses componentes, destacam-se a sesamina, sesamolina, tocoferóis, PUFA (ácidos graxos poli-insaturados), fitoesteróis (β-sitosterol, campesterol e estigmasterol), fitatos e diversos compostos fenólicos.

Essa composição diversificada confere à semente de Gergelim propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, cardioprotetoras, anticarcinogênicas, antibacterianas e redutores de colesterol, tornando-a um aliado valioso na promoção da saúde.

As sementes de Gergelim possuem o maior teor de fitosteróis entre várias fontes vegetais; os fitatos são uma boa fonte de fósforo vegetal e possuem habilidades quelantes; e a presença de vitamina E, especialmente γ-tocoferol, também aprimora ainda mais a eficácia das sementes de Gergelim como alimento saudável.

 

 

Potencial de Melhoramento Genético:

A variabilidade genética encontrada nas diferentes coleções de germoplasma de Gergelim indiano oferece oportunidades para programas de melhoramento genético. Através da seleção de genótipos com alto valor nutricional e produtividade, os criadores de Gergelim podem contribuir para a obtenção de variedades ainda mais nutritivas e adaptadas às demandas do mercado.

Existe uma ampla diversidade presente no germoplasma de Gergelim para diferentes características desejáveis, como altura da planta, padrão de ramificação, forma das folhas, número de cápsulas por eixo, número de sementes por cápsula, peso de 1000 sementes, teor de óleo, cor da semente, resistência a pragas e doenças, etc. Amostras de Gergelim de diferentes zonas agroecológicas da Índia foram estudadas usando a técnica de amplificação aleatória de DNA polimórfico. Os resultados mostraram um alto nível de diversidade genética, o que indica a natividade da cultura. A exploração da diversidade de Gergelim disponível nessas regiões permitiria melhorar a produtividade das cultivares de Gergelim existentes.

Existem grandes coleções de Gergelim no Banco Nacional de Genes em NBPGR, Nova Délhi, com 9.630 acessos armazenados para conservação a longo prazo a -20°C nos 40 Gene Banks regionais e 5 centros de pesquisa regionais distribuídos por todo o país. A conservação do germoplasma de Gergelim é crucial para a sua utilização eficaz e melhoria da produtividade. Essas coleções representam a variabilidade presente no germoplasma e são uma rica fonte para seleção de genótipos superiores para características desejáveis ​​como alta produtividade, resistência a doenças, teor de óleo e qualidade de semente.

Os esforços de valorização do Gergelim permitiriam o desenvolvimento de genótipos com alta atividade antioxidante e, consequentemente, a prevenção de doenças relacionadas aos radicais livres.

 

Aplicações Biotecnológicas:

Além de suas propriedades nutricionais, a semente de Gergelim também apresenta potencial para aplicações biotecnológicas. Sua riqueza em substâncias bioativas abre caminho para a manipulação genética visando o desenvolvimento de variedades com características específicas, como maior teor de nutrientes ou funcionalidades aprimoradas. Essa abordagem, aliada a outras estratégias, tem o potencial de criar sementes de Gergelim com valor nutricional e funcional elevados, ampliando ainda mais suas possibilidades de uso na indústria alimentícia.

Como, por exemplo, a presença de compostos fenilpropanoides, nomeadamente lignanas, juntamente com tocoferóis e fitoesteróis, proporciona um mecanismo de defesa contra espécies reativas de oxigênio e aumenta a qualidade do óleo, prevenindo a rancidez oxidativa.

A modificação dos componentes bioativos no Gergelim permitirá a produção de óleo de Gergelim estabilizado, com vida útil prolongada e melhor valor de mercado.

 

Perspectivas Futuras:

Com sua vasta gama de nutrientes benéficos e suas propriedades funcionais, a cultura do Gergelim demonstra um enorme potencial de exportação e pode se estabelecer como um dos principais alimentos naturais de alto valor alimentício.

Seu potencial nutricional, aliado à possibilidade de melhoramento genético e às aplicações biotecnológicas, abre portas para uma ampla gama de aplicações na indústria alimentícia que promete impulsionar ainda mais o potencial da semente de Gergelim, beneficiando tanto a saúde humana quanto a indústria alimentícia.

O conhecimento das informações valiosas como estas, sobre os componentes funcionais superiores do Gergelim, promoverá fortemente o uso das sementes de Gergelim na dieta diária em todo o mundo. E à medida que exploramos e desenvolvemos todo o potencial da semente de Gergelim, estamos caminhando em direção a uma alimentação mais saudável e sustentável.

 

 

Fonte principal:

Value addition in sesame: A perspective on bioactive components for enhancing utility and profitability - PMC (nih.gov)

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos