Canadá - O setor agrícola global está atento à falta de posicionamento do governo indiano sobre a prorrogação da isenção de tarifas para a importação de ervilhas. O prazo para a extensão da isenção terminou em 28 de fevereiro, e até o momento não houve nenhum anúncio oficial sobre a possível retomada dos impostos para futuras importações.
O analista sênior da MarketsFarm, Mike Jubinville, destacou a incerteza no mercado e questionou se o silêncio significa que as tarifas sobre ervilhas amarelas voltarão aos patamares anteriores, entre 30% e 33%. “Nós simplesmente não sabemos”, afirmou.
Segundo o Statistics Canada, o Canadá exportou 2,61 milhões de toneladas de ervilhas em 2024, sendo 2,09 milhões de toneladas de ervilhas amarelas. A Índia foi responsável pela compra de 1,42 milhão de toneladas, das quais 1,33 milhão eram ervilhas amarelas.
China pode ser alternativa
Caso a Índia volte a impor tarifas sobre as ervilhas, os exportadores canadenses precisarão buscar novos mercados. Jubinville sugeriu que a China poderia ser uma solução, mas alertou que o Canadá terá que competir com a Rússia nas exportações para o país asiático.
“A menos que façamos isso a um preço severamente descontado”, afirmou o analista, acrescentando que isso pode significar uma redução de até 70 reais por tonelada nos preços das ervilhas. Em 3 de março, a Prairie Ag Hotwire listava os preços das ervilhas amarelas no oeste do Canadá entre 1.890 e 2.170 reais por tonelada para a safra 2024/25, com preços da nova safra entre 1.550 e 1.940 reais por tonelada.
A incerteza também se estende às lentilhas. O período de isenção de tarifas da Índia para a importação de lentilhas vence no final de março, e ainda não há uma posição oficial do governo indiano sobre o assunto. Caso as tarifas sejam retomadas, os impostos sobre lentilhas vermelhas podem variar entre 20% e 30%.
“Os preços da lentilha vermelha na Índia estão abaixo do nível mínimo de suporte há dois anos. Para apoiar os produtores locais, que somam centenas de milhões, o governo pode decidir reimpor essas tarifas”, explicou Jubinville.
As lentilhas verdes, no entanto, podem escapar da taxação, já que os preços do grão-de-bico no país estão relativamente estáveis. Mas, segundo Jubinville, tudo ainda não passa de especulação dentro do mercado.
Mercado dos EUA se fecha para leguminosas canadenses
Além da incerteza sobre a Índia, outro desafio surgiu com a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos importados do Canadá a partir de 4 de março, reduzindo significativamente esse mercado.
“Estamos ficando sem mercados para escoar essas leguminosas”, alertou Jubinville. Com poucos negócios sendo fechados e negociações em compasso de espera, o mercado global de leguminosas aguarda ansiosamente um posicionamento oficial da Índia para definir os próximos passos.
Com informações de Alberta Farm
https://www.albertafarmexpress.ca/daily/pulse-weekly-silence-from-india-creates-uncertainty/