Qualidades industriais das Pulses e seus usos

Por: IBRAFE,

14 de outubro de 2022

Responsive image

O marco atual, principalmente na América Latina, é de má nutrição e insegurança alimentar, de modo que cresce a cada dia a necessidade por ingredientes que sejam:

  • Fontes de proteínas
  • Fontes de fibras
  • Veganos
  • Não OMG
  • Não alergênicos
  • Rótulo limpo
  • Propriedades funcionais

 

Tendência Plant-Based

Além do uso tradicional das Pulses, assim como já é de costume na Índia, por exemplo, além de serem comidos in natura são feitos farinhas e pós.
Com o entendimento dos benefícios das Pulses nas questões nutricionais, versatilidade de aplicações e propriedades funcionais de baixo custo, a indústria de alimentos norte americana tem retomado e aprimorado os processos de industrialização destes alimentos.
Existe uma alta demanda de fontes vegetais alternativas de proteína e existe um alto potencial na mescla entre Pulses e cereais, outras Pulses e inclusive fermentação com fungos.

O processo passa por:
Descascamento do grão – moedor (farinha) – separação por ar – onde se obtém e se separa o concentrado de amido e o concentrado de proteína. E este último de onde se tira o isolado.

Dentro das funcionalidades das proteínas para a indústria alimentícia está a incorporação em:

Bebidas: solubilidade a diferentes pHs, estabilidade frente ao aquecimento, viscosidade.
Sopas e temperos: viscosidade, emulsificação, retenção de água.
Formação de massa, produção de pães: formação de propriedades viscoelásticas, coesão, formação de gel, etc.
Produção de lácteos: coagulação, emulsificação, viscosidade, entre outros.
Substituto de ovos e carnes: formação de gel, de espuma, emulsificação, coesão, retenção de água e gordura, dureza, caráter mastigável e por aí vai.
Revestimentos: coesão e adesão.
Produtos de Confeitaria: dispersabilidade e emulsificação.

Proteína das Pulses:

Solubilidade
alta solubilidade em pH alcalino
moderada em meio ácido
pouca em pH 4,5 a 6

Absorção de água e óleo
Índices úteis na capacidade de evitar a fuga de líquidos de um produto durante o armazenamento e processamento dos alimentos.
0,6-4,9 WAC/g
1,0-3,96 OAC/g

Emulsificação
Permite que as fases hidrofílicas e hidrofóbicas não se separem.

Texturização
Existem numerosos processos de texturização que partem de soluções de proteínas lácteas ou vegetais solúveis que conduzem a formação de produtos em forma de películas ou fibras com textura “mastigáveis” e boa retenção de água que mantém durante os seguintes tratamentos de hidratação e aquecimento.
As proteínas de Ervilha são texturizadas por extrusão, dando uma textura fibrosa e elástica depois de reidratá-la. Utiliza-se como substituto da carne e possui melhor sabor que os produtos de soja.

Carboidratos e Baixo IG
O índice glicêmico é uma classificação dos carboidratos nos alimentos de acordo a como aumentam os níveis de glicose.
Nos países da Austrália se utiliza uma sinalização nas embalagens dos produtos que indica que tenham se submetidos a provas adequadas de IG e que representam uma opção saudável.

Fibra
As Pulses têm um alto conteúdo em fibra solúvel e insolúvel. O conteúdo de fibra pode afetar a capacidade de retenção de água e de óleo em um alimento.

Amido
O amido das Pulses tem um maior conteúdo de amilosa do que amilopectina o que é útil para modificar a textura, pois atua como agente espessante.
Uma das características principais do amido das Pulses é que o processo de retrocesso é mais lento em comparação com amidos de tubérculos, cereais e amidos modificados. O amido das Pulses é aplicado em alimentos congelados, molhos, alimentos extrusados, biscoitos, bolachas e purês.

Fonte: Seminário “Ingredientes de Leguminosas en la Fabricación de Alimentos”. Alianza Leguminosas, 2022.

Mais
Notícias

Índia assinou acordos com o Brasil e a Argentina para a importação de Pulses
16/04/2024

Preços das Pulses em Alta: Taxas do Tur Dal aumentam mais de 10% em 1 mês; governo intervém
16/04/2024