Pulse Day UNIVEL promove inovação no cultivo de Feijão

Por: IBRAFE,

29 de maio de 2024

Responsive image

Em uma parceria inovadora entre a Universidade de Cascavel (UNIVEL) e o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), o evento Pulse Day UNIVEL reuniu alunos dos cursos de Agronomia, Gastronomia e áreas afins para um dia repleto de aprendizado e experiências práticas, na última semana em Cascavel.

 

O evento foi considerado um sucesso, destacando-se pela visita ao campo experimental de Agronomia da UNIVEL, onde uma vasta variedade de Feijões, incluindo o promissor Mungo-preto, está sendo cultivada. Essa variedade é uma das mais potenciais para exportação e revolucionar o mercado de Feijão no Brasil.

Com a presença de instituições renomadas como Instituto Agronômico de Campinas, Embrapa e Instituto de Desenvolvimento Rural, além de empresas especializadas em defensivos biológicos para o cultivo de Feijão, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que há de mais moderno em termos de sementes de alta qualidade e insumos que garantem o tratamento ideal para a produção de Feijões de excelência.

Segundo Joao Ricardo Pompermaier Ramella, agrônomo e professor da UNIVEL, responsável pelo desenvolvimento dos campos, o evento foi “enriquecedor não apenas para os alunos, que puderam ver na prática o que aprendem na universidade, mas também a todo público presente, que pode apreciar o bom trabalho desenvolvido”. Foi a perfeita união de teoria e prática.

Cardápio especial

O evento também destacou o talento dos alunos de Gastronomia da UNIVEL, que foram desafiados a preparar um coquetel com petiscos baseados em Feijão. Entre as criações estavam Nhoque de Feijão, Salada de Feijão-caupi, Hambúrguer de Feijão e até um Brownie de Feijão. Cada prato passou por uma média de dez experimentos até atingir a perfeição, demonstrando a dedicação e a criatividade dos futuros chefs.

Raquel Goreti Eckert Dreher, nutricionista, e Rita de Cássia Lopes, gastrônoma, ambas professoras da UNIVEl, prepararam cuidadosamente o cardápio servido, pensando não apenas no caráter nutricional do Feijão, mas, especialmente, no prazer de comer bem. “As pessoas apreciam comer bem”, disse Rita. “Ainda mais comer pratos atrativos e saboroso, com alto teor nutritivo e inovadores, agrada a todos os gostos!”. E foi o que aconteceu durante o coquetel. Os pratos servidos surpreenderam.

Conteúdo técnico

As palestras técnicas foram um ponto alto do Pulse Day, proporcionando aos alunos um contato profundo com o universo do Feijão. Com quatro palestras informativas, os participantes puderam entender as peculiaridades, benefícios, métodos de produção e informações de mercado relacionadas ao Feijão. Este conhecimento despertou o interesse de muitos, especialmente entre os alunos dos últimos anos do curso de Agronomia, que aproveitaram a oportunidade para se aproximar do presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, em busca de mais informações e oportunidades no setor.

O Pulse Day UNIVEL não só fomentou o conhecimento técnico e prático entre os estudantes, mas também destacou a importância da inovação e da colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, reforçando o potencial do Feijão como um produto chave no agronegócio brasileiro.

Mais
Notícias

Canarana teria se tornado o maior produtor mundial de gergelim
19/07/2024

Pato Branco/PR plantou menos área de milho e mais Feijão, mas produtividade do cereal foi maior do que a do grão
19/07/2024