Índia enfrenta fevereiro mais quente com colheitas em risco

Por: Com informações de SG News,

6 de fevereiro de 2025

Responsive image

A Índia deve registrar temperaturas acima da média em fevereiro, após um janeiro mais quente que o normal, informou o Departamento Meteorológico do país. O aumento das temperaturas representa um risco significativo para as principais safras semeadas no inverno, como trigo, colza e grão-de-bico.

Segundo Mrutyunjay Mohapatra, diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, as temperaturas máximas e mínimas na maior parte do território ficarão acima da média ao longo do mês. Além disso, fevereiro deve ter um volume de chuvas abaixo da média e menos dias frios do que o habitual.

"Chuvas reduzidas, combinadas com temperaturas mais altas sobre as planícies do noroeste da Índia, terão um impacto adverso significativo sobre culturas em estágios críticos de desenvolvimento, como trigo, que está na fase de floração e enchimento de grãos. A colza e o grão-de-bico também podem amadurecer de forma precoce", afirmou Mohapatra.

Os estados de Punjab, Haryana e Uttar Pradesh, no norte do país, juntamente com Madhya Pradesh, no centro, são as principais regiões produtoras de trigo da Índia. As safras semeadas no inverno, como trigo, colza e grão-de-bico, são plantadas entre outubro e dezembro e exigem temperaturas frias para garantir rendimentos ideais.

A agência de notícias Reuters já havia informado que fevereiro teria temperaturas acima da média, principalmente nos estados do norte, onde se concentram as plantações de trigo e colza. Em janeiro, os termômetros já haviam registrado mínimas e máximas acima da média, resultado de chuvas inferiores ao esperado.

O clima anormalmente quente levou a uma menor produção de trigo, reduzindo drasticamente os estoques governamentais. Como consequência, os preços do cereal atingiram um recorde de 4.100 rúpias (R$ 250) por tonelada no início de fevereiro.

Além do trigo, qualquer queda na produção de colza pode levar a Índia, maior importadora mundial de óleo vegetal, a ampliar as compras de óleo de cozinha no mercado internacional. O país importa óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, além de óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Com informações de SG News

https://sg.news.yahoo.com/india-above-average-maximum-temperatures-112126629.html

Mais
Notícias

China impõe tarifas de 100% sobre ervilhas canadenses
18/03/2025

Feijão ajuda a emagrecer? Veja os efeitos dele no organismo
17/03/2025

Estudo brasileiro descobriu que o consumo frequente de Feijão está associado com menor risco de ganho de peso e obesidade