IBRAFE firma acordo de cooperação com o Centro Universitário Univel

Por: IBRAFE,

08 de fevereiro de 2024

Responsive image

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) firmou nesta terça-feira (6) um termo de cooperação com o Centro Universitário Univel, no Show Rural, em Cascavel. O documento foi assinado pelo pró-reitor do Univel, Paulo Tadeu Figueira, e pelo presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, e tem como objetivo transformar Cascavel em um polo modelo no Brasil de Pulses e Colheitas Especiais. 

O Acordo de Cooperação Técnica prevê a execução e a formação do Grupo de Estudo Superfoods (GES), que se concentrará em evoluir em todas as frentes possíveis do conhecimento a respeito da produção, da comercialização e do consumo de Pulses, sendo os principais: Feijão, Ervilha, Lentilha e Grão-de-Bico, a ser executado no Univel. O GES terá 40 participantes, sendo que 20 se dividirão em grupos de 5, que têm como objetivo esgotar todas as possiblidades de produção de cada uma das Pulses. 

O acordo conta ainda com a cooperação da EMBARAPA, do IAC, do IDR e outros, que poderão conduzir campos de experimentos e visa ainda contribuir para a consolidação de Cascavel como polo de excelência em produção, industrialização e geração de conhecimento do setor em nível mundial. Os grupos participantes envolvem ainda os cursos de Nutrição, Industrialização, Gastronomia/Turismo e Estatística.

"Vamos envolver a agronomia, a nutrição, a engenharia de alimentos, o comércio exterior, o turismo e a publicidade e propaganda. O foco será no desenvolvimento, principalmente do Feijão e toda a sua cultura, do campo à mesa. A partir de agora, haverá o Pulse Day - Cascavel, evento internacional que debaterá e apresentará resultados dos trabalhos da universidade", informou o presidente do IBRAFE.

Mais
Notícias

Conheça os benefícios do consumo do Feijão como alternativa à proteína animal
23/02/2024

Para vegetarianos e veganos o Feijão é muito importante
23/02/2024

Normalmente visto como a dupla inseparável do arroz, o Feijão também marca presença recorrente no prato dos brasileiros.