Ao acompanhar 3.300 pessoas por seis anos, os cientistas descobriram que aquelas que comiam 90 g ou mais de grãos integrais – como pipoca levemente salgada – por dia tiveram uma redução cognitiva menor em comparação com aqueles que não tinham o hábito de comer tais alimentos. Além da pipoca, quinoa ou cerais integrais têm o mesmo efeito.
Importante ressaltar que o estudo trata da pipoca com pouco sal, sem manteiga e não a feita no micro-ondas. Estudos anteriores já indicaram que o consumo regular de pipoca de micro-ondas pode gerar danos cerebrais, como o Alzheimer, além de colaborar para a obesidade.
As Diretrizes Dietéticas para Americanos recomendam pelo menos três porções de alimentos integrais por dia, sendo uma porção equivalente a 30 g – como uma fatia de pão integral ou meia xícara de macarrão cozido ou arroz (desde que integrais). Os investigadores descobriram que aqueles que comiam três ou mais cereais integrais por dia tinham uma taxa de declínio cognitivo, primeiro indicativo da demência, mais lenta do que aqueles que comiam menos.
A explicação por trás da descoberta é que os grãos integrais evitam picos de açúcar no sangue, que podem causar placas nas artérias e inflamação, aumentando o risco de demência.
Os pesquisadores observaram o efeito apenas em participantes negros, que representavam 60% dos participantes do estudo. Voluntários brancos ou de outras etnias, além de serem minoria no estudo, podem ter hábitos alimentares diferente, então não significa que o benefício esteja descartado.
Para o estudo, publicado na revista Neurology, foram analisados 3.300 adultos que tinham em média 75 anos e não sofriam de demência. Todos participaram do Chicago Health and Aging Project, que acompanhou 10 mil pessoas de 1993 a 2012. Eles foram entrevistados a cada três anos sobre a frequência com que comiam grãos integrais e também realizaram testes cognitivos e de memória.