Fórum do Feijão debate assuntos importantes para o setor

Por: IBRAFE,

14 de outubro de 2024

Responsive image

O 10⁰ Fórum do Feijão, realizado pelo IBRAFE, começou nesta quarta-feira (2). Na abertura, o presidente, Marcelo Eduardo Lüders falou sobre a importância dos investimentos em tecnologias voltadas ao mercado do Feijão do Brasil.

Lüders também comentou sobre a pesquisa realizada pela EMBRAPA para aumentar a competitividade dos produtores de Feijão e sobre a relevância do marketing, que define como vender e como entrar no mercado.

O presidente do IBRAFE finalizou seu discurso de abertura comentando sobre a palestra de Inteligência Artificial para transformar o setor feijoeiro mais produtivo.
 
O deputado federal, Pedro Lupion participou da abertura do Fórum, falando da importância do setor do Feijão do Brasil e sobre seus trabalhos para o setor agrícola.

Palestras do 1⁰ dia
 
1 - Marcelo Lüders - Como o Brasil se prepara para crescente demanda mundial.
 
Ele falou sobre o Brasil ser um grande produtor de Feijão e Pulses e sobre a evolução do mercado nacional, liderada pelo IBRAFE e seus parceiros. Entre os pontos principais da palestra, destacamos:

. Quais são os Feijões produzidos no país que são exportáveis;
. Aumento de área irrigada;
. Investimentos de exportadores;
. Contratos com preços fixados;
. Clube Premier IBRAFE;
. Projeto Brazil Superfoods com apoio da Apex Brasil;
. Novos acordos fitossanitários;
. Informações sobre a exportação do Feijão-carioca – inicialmente para Índia;
. Dados da importação de Feijão da Argentina de 2008 – 2023 para o mercado brasileiro.
 
Lüders finalizou falando da participação do Brasil no mercado mundial, sobre a exportação para a Índia, maior importador do mundo, e sobre as negociações com a China a respeito de questões fitossanitárias para o gergelim. Por fim, destacou que o setor já exportou para 75 países.
 
2 - Henrique Carvalho, EMBRAPA - O marketing é a arte de engajar produtores e consumidores
 
Carvalho iniciou sua apresentação falando que a EMBRAPA viabiliza pesquisa, desenvolvimento e Inovação e sobre o sentido do marketing, que é agregar valor. Trouxe informações sobre a economia da atenção, para captar atenção do consumidor, a importância da internet e redes sociais para economia da atenção, com alguns exemplos da pesquisa no Google Trends.
 
3 - Nailson Rego, Eternity Global Logística - IA vem para transformar.
 
Rego falou sobre o conceito de IA fraca e IA forte, sobre como a inteligência artificial identifica o consumo e faz recomendações.
Trouxe exemplos de IA aplicada na agricultura de Feijão para monitoramento de colheitas, preparação do solo, escolha de sementes, épocas ideais de plantio, monitoramento de condições climáticas, crescimento das plantas, otimização de recursos e redução de custos, dentr outros.

O palestrante destacou que IA para o setor de  Feijão só está no começo, mas destacou as tendências e inovação e os desafios e oportunidades da IA para o Agro.
 
4 - Luana Mello, Marketing - Como fazer o Feijão ser desejado pelo consumidor?

Mello falou sobre o marketing institucional e enfatizou o marketing digital e o LinkedIn para os negócios.
 
5 - Najla Souza, Apex Brasil - O fator China e Índia no contexto do Feijão Brasileiro

A palestrante falou sobre o mercado global de Feijão e gergelim de US$ 30 bilhões e que apenas 2% desse montante é referente a exportação do Brasil. Que, apesar de ser que 2º produtor de Feijão do mundo, está na 31ª posição como exportador mundial de Pulses.
 
Souza explicou que a Índia, em 2023, importou nove tipos de Feijões diferentes, se destacando como um ótimo mercado aberto a diversificar os tipos de Feijão.
 
A palestra também inclui o projeto de exportação do Feijão-carioca para Índia e a China como um grande mercado para Feijão e gergelim, apesar de ainda não ser um mercado aberto, o que deve mudar em breve.

Najla é gerente do projeto Brazil Superfoods- convênio para promoção comercial do setor de Feijão, Pulses e gergelim.
 
6 - Dr. Magno Berghetti
 
O palestrante falou da sua pesquisa e os resultados da qualidade dos grãos por região do Brasil, ele ressaltou ainda os efeitos do armazenamento de sementes na produtividade.
 
6 - Painel final – Marcelo Lüders e convidados
 
A programação do dia encerrou com um bate-papo com o representante da Embrapa, que falou sobre os grãos testados e questões de pesquisa genética. Ele informou que logo haverão editais para sementeiros, para aquisição de grãos especiais e apresentou tipos diferentes de Feijões.
 
Lüders convidou o consultor Edson Nunes para uma discussão sobre a produtividade do Brasil e sobre o produtor e seus desafios.
Houve uma conversa sobre melhorias na produção, manejo e pós colheita do Feijão.

O 10⁰ Fórum do Feijão continua nessa quinta-feira (3), em Brasília, debatendo assuntos de alta relevância para o setor.

Mais
Notícias

Estudo aponta que grão-de-bico e lentilhas são mais nutritivos que aveia e trigo
28/03/2025

Agricultura é o foco principal nas primeiras negociações comerciais entre Índia e EUA
28/03/2025