Abimaq propõe projeto à Favaro para incentivar expansão da irrigação

Por: IBRAFE,

14 de junho de 2023

Responsive image

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, apresentou ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, uma proposta de projeto para incentivar a expansão da área irrigada na agricultura no país.
Segundo Velloso, seriam necessários investimentos de R$ 10 bilhões por ano para aumentar a área irrigada no Brasil, dos atuais 7% para cerca de 30% de todas as lavouras já existentes.
"Hoje a área irrigada é 7% da área agricultada. Se conseguíssemos levar para 30%, conseguiríamos aumentar em 50% a produção agrícola do Brasil sem usar um metro quadrado a mais de área", disse Velloso, que representa a indústria fabricante dos equipamentos de irrigação, após a reunião com Fávaro nesta terça-feira (13/06).
Ele disse que os investimentos em irrigação poderiam representar um grande projeto sustentável do Brasil contra a fome. "A irrigação seria um grande projeto de ESG, de sustentabilidade para o Brasil. Produzir mais alimentos sem aumentar a área. Aumentaríamos a produção, trabalharíamos contra a fome, ou seja, produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo de forma sustentável, aproveitando melhor a área agricultada do Brasil. Seria um grande projeto sustentável para o Brasil e de diminuição da fome", completou.


Plano Safra


Durante a reunião, o presidente da Abimaq também debateu as expectativas sobre o próximo Plano Safra, que entrará em vigor em julho, e ressaltou demandas da indústria e do setor agropecuário.
Velloso criticou duramente a política monetária do Banco Central. Segundo ele, a atuação do órgão, com a manutenção dos juros em patamares elevados, tem aumentado o custo de capital no Brasil e gerado reflexos no câmbio, diminuindo a remuneração das exportações. Esses dois itens, segundo ele, afetam diretamente o agronegócio.
"Nem o agro, que é uma atividade boa no país, que mais se desenvolveu nas últimas décadas, consegue fazer investimentos com o custo do dinheiro que temos hoje em dia. Por isso a importância do Plano Safra", disse.

Segundo Velloso, o ministro Fávaro repetiu que o Plano Safra 2023/24 será robusto e interessante. "O Plano Safra será importante em um momento de arrocho da taxa de juros. O Banco Central prejudica a nossa economia não só aumentando o custo de capital. Esse aumento atrai a especulação de investidores lá de fora que não vêm aqui investir na produção, eles vêm simplesmente para comprar títulos públicos, ser altamente remunerados sem arriscar seu capital. Isso faz com que o câmbio brasileiro se valorize. O Real se valoriza e prejudica a remuneração das exportações", completou. "Oxalá sejamos surpreendidos mesmo como o governo está prometendo [com o Plano Safra]", concluiu.

Fonte: https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2023/06/abimaq-prope-projeto-favaro-para-incentivar-expanso-da-irrigao.ghtml

Mais
Notícias

Governo planeja recorde na compra de leguminosas e oleaginosas pelo MSP
17/04/2025

Índia planeja cortes de impostos em acordo comercial antecipado com os EUA
17/04/2025