Efeito Manada Coloca Feijão 42% Abaixo do que no Ano Passado

Por: Ibrafe,

12 de março de 2025

Responsive image

Em meio aos desafios que o brasileiro enfrenta para pôr comida na mesa, o Feijão está ajudando a amenizar o impacto da inflação nos alimentos. O Feijão-carioca fechou o mês de fevereiro com preços 29% abaixo do mesmo período do ano passado, e o Feijão-preto, 42% abaixo. Se, por um lado, o consumidor tem a possibilidade de escolher entre os dois com essa redução de preço, o produtor, por outro lado, amarga um momento difícil.

Foi o efeito manada. Esse fenômeno psicológico ocorre quando seguimos a opinião ou ação de um grupo de maneira irracional, sem a devida análise dos fatos. O raciocínio "de manada" foi: se a exportação de Feijão-preto foi lucrativa para alguns no ano passado e todos estão plantando, então será bom de novo. E muita gente, mas muita gente mesmo, preferiu não buscar mais informações e plantou Feijão-preto em excesso. Resultado: preço 42% menor do que no ano passado.

A perspectiva de exportação para o Feijão-preto, até agora, não é a mesma de 2024. O México recebeu lotes com cultivares diferentes misturadas. Como utilizam panela aberta para cozinhar, a boa impressão inicial se desfez ao perceberem a desuniformidade dos grãos após o cozimento: cores misturadas (roxo, preto e marrom), variação na espessura da casca e tempos de cozimento diferentes.

Há cultivares que não são recomendadas para determinados usos. Feijão para consumo com arroz e caldo, por exemplo, tem características diferentes das variedades usadas para os "refritos" mexicanos. Converse com exportadores e fique atento às orientações sobre as cultivares com dupla aptidão, que atendam tanto ao mercado interno quanto ao externo.

Outro fator que impacta o mercado é a Argentina. Até agora, o país já plantou 80% da área pretendida, e as chuvas começam a se regularizar. Se a colheita for boa, os argentinos terão preferência no mercado internacional e manterão os preços mais baixos globalmente. No ano passado, a Argentina perdeu parte da produção devido a uma geada 30 dias antes da colheita. Mas nem todos os produtores brasileiros estão enfrentando essa situação, pois muitos seguiram o alerta feito desde agosto/setembro do ano passado: só plantar com contratos firmados com exportadores.

Agora, qual será o próximo efeito manada que você pode evitar? Desta vez, está relacionado ao plantio (LEIA MAIS NO CLUBE PREMIER)

https://premier.ibrafe.org/

41 99118-8562

Mais
Boletins

Efeito Manada Coloca Feijão 42% Abaixo do que no Ano Passado
12/03/2025

FEIJÃO-CARIOCA COM VIÉS DE ALTA
11/03/2025

Agenda do Feijão em Brasília
10/03/2025

OTIMISMO CONTAGIANTE DOS PRODUTORES
07/03/2025

Começa a reação do Feijão-carioca, e Feijão-preto na Argentina não vai bem
06/03/2025