Dr. Molion e o clima de 2023

Por: IBRAFE,

7 de março de 2023

Responsive image

O SUMMIT em Foz do Iguaçu, nos dias 30 e 31 de março, com certeza será um evento marcante para o nosso setor. Com apoio da Itaipu Binacional, da ApexBrasil e dos exportadores de Feijões, Gergelim e Amendoim, vão se confirmando representantes de vários países. O conteúdo visa dar um vislumbre do futuro da produção de superalimentos e mostrar o Brasil sustentável. 
Enquanto parte do Agro se preocupa com o aquecimento do planeta, ouviremos o contraponto do Dr. Molion como maior negacionista climático atuando no Brasil. O que ele defende é que o planeta está esfriando. Confesso que, quando acompanho o raciocínio dele, sou levado pela lógica a concordar com os extremos de temperaturas que têm ocorrido se devem a mudanças climáticas. Se isto tem a ver com ser humano ou não, creio que a esfera do debate não se restringe ao Agro e, portanto, a parte que nos interessa é como vai ser o clima este ano. 
Recebi alguns contatos questionando o IBRAFE em convidá-lo mais uma vez para um evento para o nosso setor. No entanto, defendo que, se ele não estiver 100% certo em negar o aquecimento global, ele tem uma taxa de acerto em previsões acima da média. As geadas previstas por ele no ano passado para o Paraná com meses de antecedência tiveram precisão “incrível”, segundo produtores rurais. “Se não fosse a previsão dele, eu teria tido um prejuízo enorme, perdendo o resultado do ano naquele inverno”. 
A maior parte da agricultura atual já não abre novas áreas, mas trata de conseguir o melhor resultado nas áreas já abertas e isto inclui ouvir o Dr. Molion. Ninguém derruba florestas por ouvir um climatologista excelente como ele. Defendo que, como Dr. Molion, motivos para não desmatar são enormes e importantes. Recuperar áreas degradadas faz parte do consenso para qualquer ser humano. Afinal os produtores rurais têm descendentes e, claro, que é consenso a importância de deixar mais do que uma herança monetária, a importância de deixar meio ambiente em que eles possam viver e bem.  
No mercado de ontem, preços ficaram estáveis, com aparentemente maior volume de negócios em relação ao final da semana passada.

Mais
Boletins

FEIJÃO-CARIOCA COM VIÉS DE ALTA
11/03/2025

Agenda do Feijão em Brasília
10/03/2025

OTIMISMO CONTAGIANTE DOS PRODUTORES
07/03/2025

Começa a reação do Feijão-carioca, e Feijão-preto na Argentina não vai bem
06/03/2025

FATO NOVO POSITIVO PARA O FEIJÃO-PRETO
05/03/2025