Começa a reação do Feijão-carioca, e Feijão-preto na Argentina não vai bem

Por: Ibrafe,

6 de março de 2025

Responsive image

No que depender dos produtores, o Feijão-carioca sairá das câmaras por, no mínimo, R$ 240/250. A coloração varia entre 8 e 8,5, com poucos lotes atingindo qualidade superior. A maioria desse Feijão já está armazenada há sete meses. Quanto ao cozimento e ao caldo, a maior parte dos empacotadores não identifica diferenças relevantes.

Não são apenas os produtores que precisam dessa correção de preço, mas os empacotadores também. Vender Feijão abaixo de R$ 6,50/7,00 nas prateleiras, para muitos, significa simplesmente “trocar seis por meia dúzia”. No entanto, vale a dica: quando os compradores buscarem ofertas, ajuste o preço e venda. Aproveite esses momentos para manter um fluxo constante de vendas.

Apesar de a segunda safra ser menor do que o esperado pela CONAB, o período entre março e maio tem sido, historicamente, o melhor momento para vender.

Argentina

Ontem, conversei com cerealistas e produtores da Argentina, especialmente da região de Salta. O clima não vem ajudando: faltam chuvas e as altas temperaturas começam a alterar fortemente as expectativas recentes. Eles já não esperam mais do que 1.200 a 1.300 quilos por hectare. Assim como no Brasil, há divergências quanto à estimativa de área plantada, mas alguns desses exportadores têm uma visão bastante precisa da situação. A área efetiva de plantio de Feijão-preto deverá ser menor do que os 200 mil hectares inicialmente comentados.

Mais
Boletins

Alerta importante EXCLUSIVO para o Clube Premier:
29/08/2025

O primeiro quadrimestre de 2026 deverá ser um dos mais apertados em termos de oferta de Feijão. Será raro encontrar volume disponível

Santa Catarina (SC) desonera o Feijão e o arroz
28/08/2025

CEPEA divulgou dados atualizados em 27 de agosto, que ajudam a traçar o cenário do mercado atual

Primeiras avaliações sobre o PEPRO
27/08/2025

Tem tanto Feijão-preto guardado que dá para sobreviver a três apocalipses zumbis.

O PEPRO vem aí, pare, olhe e escute
26/08/2025

Pepro da Conab tem impacto imediato.

Reta final do mês de agosto com mercado firme
25/08/2025

Mercado de Feijão encerrou a semana passada com bom volume de vendas, trazendo novo ânimo