A crescente produção de Snack à base de Pulses na Turquia está transformando produtos agrícolas tradicionais em bens industriais de alto valor, abrindo caminho para um novo e dinâmico setor alimentício com potencial global.
À medida que Pulses como Grão-de-bico, Lentilhas e Feijões ganham espaço nas prateleiras de salgadinhos, a crescente popularidade de Snack à base de Pulses está impulsionando não apenas a demanda do consumidor, mas também o desenvolvimento agrícola e as exportações.
Consideradas uma fonte barata e eficiente de proteína, as Pulses emergem como matéria-prima essencial para o crescente mercado de lanches saudáveis. O mercado global de produtos à base de Pulses deve atingir US$ 150 a 200 bilhões na próxima década, com a produção de qualidade da Turquia na vanguarda.
Kazım Taycı, representante do setor, disse que o impulso em torno dos Snack de Pulses é apoiado por investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento.
A tendência também está abrindo portas para agricultores e empreendedores do setor alimentício da Turquia. "À medida que a farinha de Grão-de-bico, Feijão e Lentilha se torna um ingrediente principal em produtos assados e salgadinhos como batatas fritas, estamos desbloqueando categorias de produtos inteiramente novas", disse Taycı.
Abdullah Özdemir, outro representante do setor, enfatizou o papel dos incentivos governamentais na transformação de produtos agrícolas básicos em uma potência industrial. No entanto, ele também alertou que os preços no varejo permanecem altos. "Para um alcance mais amplo, as marcas precisam tornar esses lanches mais acessíveis."
Líderes do setor, como Mehmet Reis, presidente da Reis Gıda, estão investindo no desenvolvimento de farinha de Pulses. "As pulses são o superalimento de hoje e do futuro", disse ele. "Se destinarmos 20% das terras agrícolas recém-abertas ao cultivo de Pulses, poderemos apoiar tanto a economia quanto a segurança alimentar em todo o mundo."
Com sua baixa necessidade de água e capacidade de enriquecer o solo com nitrogênio, as Pulses estão se mostrando uma fonte alimentar sustentável e versátil, ganhando agora nova vida como lanches crocantes e nutritivos.
Com informações do Daily News: