Safra de feijão enfrenta desafios climáticos

Por: AGROLINK -Seane Lennon,

17 de maio de 2023

Responsive image

O progresso da safra de feijão no Brasil apresenta variações significativas de acordo com as condições climáticas regionais, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). No Paraná, estado de grande importância na produção nacional de feijão, a maioria das lavouras está em boas condições fitossanitárias. No entanto, o avanço da colheita tem sido lento, principalmente devido às chuvas registradas em algumas das principais regiões produtoras. A precipitação, embora benéfica para a saúde das plantas, limitou a capacidade dos agricultores de colherem suas culturas.

No Rio Grande do Sul, outro pilar da produção de feijão do Brasil, a colheita também avançou de forma moderada, apesar das chuvas. O estado conseguiu manter um ritmo de colheita mais constante do que o Paraná, evidenciando a resiliência dos produtores gaúchos frente aos desafios climáticos.

Já na Bahia, a situação é mais complexa. As áreas de produção de feijão em sequeiro estão enfrentando um cenário desfavorável, principalmente devido à escassez de chuvas nas últimas semanas, justamente durante o período reprodutivo do feijão. Esta condição pode impactar negativamente a produtividade e a qualidade da safra. No entanto, para as lavouras irrigadas, as condições climáticas têm sido mais favoráveis, permitindo inclusive um melhor controle de pragas.
Em Minas Gerais, estado que também contribui significativamente para a produção nacional de feijão, as lavouras têm apresentado boas condições. A expectativa é que a colheita avance sem grandes contratempos, potencialmente compensando as dificuldades enfrentadas em outras regiões.

O equilíbrio entre as condições favoráveis e desfavoráveis em diferentes regiões é fundamental para a estimativa final de produção, que é de importância crítica para o abastecimento nacional e a estabilidade dos preços do feijão.

Informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Mais
Notícias

Índia assinou acordos com o Brasil e a Argentina para a importação de Pulses
16/04/2024

Preços das Pulses em Alta: Taxas do Tur Dal aumentam mais de 10% em 1 mês; governo intervém
16/04/2024