Pulse Day em Cascavel aborda resgate ao consumo

Por: IBRAFE,

13 de novembro de 2025

Responsive image

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) e a Universidade de Cascavel (UNIVEL) reuniram em Cascavel representantes do agro, da nutrição e da gastronomia para discutir a importância do consumo de Feijão. O evento, que aconteceu no dia 11 de novembro, combinou momentos de formação prática com reflexão estratégica, promovendo o alimento símbolo da mesa brasileira sob diversas óticas.

Valorizando o Feijão

Um dos destaques da programação foi o espaço dedicado às merendeiras locais, que receberam da nutricionista e chef de cozinha da UNIVEL, Gabriela Guedes, uma capacitação focada em como inserir o Feijão de maneira mais nutritiva, econômica e atrativa nos cardápios escolares.

A proposta foi clara: o Feijão não deve apenas estar presente, mas pode ser protagonista, com ajuste de receitas, métodos de preparo e apresentação para ampliar o consumo e o prazer em comê-lo. Esse tipo de formação conecta técnica e prática, fortalece a qualidade da merenda e reafirma o papel pedagógico e social dessa refeição diária.

Para profissionais de bares e restaurantes, o workshop ministrado pela chef Gabriela Carvalho trouxe uma abordagem inovadora sobre o Feijão: suas variedades, possibilidades de consumo e a cadeia que o sustenta. A formação destacou como transformar o Feijão em ingrediente de destaque, seja na gastronomia cotidiana ou em ambientes mais elaborados, resgatando sua identidade cultural e potencial nutricional. Esse encontro estimulou o diálogo entre setor produtivo, culinária e nutrição, mostrando que aprimorar o consumo não depende apenas de produção, mas de criatividade, planejamento e sensibilização.

Conectando campo, mesa e futuro

Além dessas duas frentes práticas, o evento reforçou o compromisso de fomentar a cadeia do Feijão como um todo, desde o campo, com tecnologias e novas cultivares, até a mesa, com hábitos alimentares fortalecidos. A programação mostrou que o Feijão merece mais do que o status de acompanhamento: ele é produto estratégico para saúde, gastronomia, economia e cultura.

O bate-papo sobre o projeto Viva Feijão, criado pelo IBRAFE para resgatar o consumo do Feijão no Brasil foi um dos tópicos principais em debate. Em sua palestra, o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, acendeu um alerta sobre a necessidade urgente de repensar a alimentação dos brasileiros, focando na segurança alimentar por meio do tradicional prato feito. Lüders mostrou dados recentes de pesquisas sobre consumo de ultraprocessados, que vem substituindo a alimentação saudável e prejudicado drasticamente a saúde da população.

Homenagem especial

A realização do Pulse Day Cascavel teve um protagonista especial, o agrônomo Airton Cittolin. Engajado na causa do Feijão, Cittolin se mobilizou para realizar parcerias que tornassem possível a realização do evento em Cascavel. Seus esforços em prol da cadeia produtiva resultaram em um excelente dia de campo com a união de entidades de pesquisa para apresentação de novas cultivares para produtores locais. Além da oportunidade de reunir diversos personagens do setor em um ambiente acadêmico.

Por esse apoio e pela luta ao longo dos anos em prol do Feijão, do uso de sementes legais certificas e da diversificação de culturas, o IBRAFE homenageou Airton Cittolin com uma placa especial.

“Essa placa celebra um trabalho, incansável, dinâmico e constante dedicado ao projeto. O compromisso de Airton Cittolin com essa causa social inspira produtores e é motivo de profunda gratidão”, destacou o presidente do IBRAFE.

“Eu não esperava por isso. Nosso dia a dia é trabalhar para bem desse alimento que tanto admiramos, que é uma causa social. Entre tantos jovens e futuros colegas de profissão, fico feliz de servir de inspiração”, afirmou Cittolin.

 

Mais
Notícias

Pulse Day em Cascavel aborda resgate ao consumo
13/11/2025

Canadá –Preços da Ervilha no Canadá sob pressão
13/11/2025