Mercados de Lentilhas e Grão-de-bico da Turquia em 2024 tem queda nas reexportações

Por: IBRAFE,

25 de abril de 2024

Responsive image

A Bashan Agro, uma das principais empresas do setor de Pulses na Turquia, refletiu sobre seus sucessos e desafios do último ano, destacando um crescimento notável no comércio global, mas também enfrentando obstáculos relacionados às políticas de proteção alimentar pós-pandemia.

Com 1250 colaboradores, a Bashan Agro continua empenhada em se destacar como uma das maiores produtoras de leguminosas, buscando fortalecer sua presença no mercado global. No ano passado, a empresa registrou um crescimento de cerca de 20% no volume de negócios e na tonelagem.

No entanto, enfrentaram dificuldades com políticas de proteção alimentar que limitaram certas importações e exportações. Restrições como quotas de exportação e proibições afetaram as operações da empresa, especialmente no que diz respeito às lentilhas vermelhas e ao grão-de-bico turcos.

Quanto aos mercados de importação/exportação, observou-se uma diminuição global nas importações e uma leve contração nas exportações. Países como o Iraque, que historicamente importavam grandes quantidades de leguminosas da Turquia, reduziram suas importações devido a mudanças nos esquemas de distribuição de alimentos do governo.

A produção de lentilhas vermelhas na Turquia foi superior ao esperado, contribuindo para a redução das importações. Por outro lado, a produção de grão-de-bico foi significativamente inferior devido a condições climáticas desfavoráveis.

Com a entrada na diretoria do Global Pulse Confederation (GPC), a Bashan Agro expressou seu compromisso em contribuir para o setor global de Pulses e planeja promover o aumento do consumo e da produção de leguminosas em todo o mundo, buscando representar os interesses dos produtores turcos.

Expectativas

Quanto à produção esperada para 2024, prevê-se estabilidade na produção de lentilhas vermelhas, enquanto a produção de grão-de-bico deve permanecer próxima aos níveis do ano anterior. No entanto, espera-se um aumento na produção de Feijão-branco.

Em termos de importações, a Turquia continua a importar Feijão-branco principalmente da Argentina e do Egito, além de Feijão etíope para o setor de conservas. Quanto ao grão-de-bico, grandes quantidades são importadas da Rússia e do México, com parte sendo reexportada, principalmente para o Iraque.

 

Sobre as perspectivas de preços e demanda globais de lentilhas, espera-se estabilidade nos preços, com uma queda nas reexportações de lentilhas turcas.

A crise no Mar Vermelho teve um impacto adicional nos custos de transporte, afetando as importações e exportações da Turquia. Espera-se que isso tenha consequências negativas a longo prazo se persistir.

Em termos de planos futuros, a Bashan Agro está focada em alcançar um crescimento sustentável no comércio global, fortalecendo sua cadeia de abastecimento e investindo em energias renováveis.

Com informações de Pulse Pod

Mais
Notícias

IBRAFE se reúne com cooperativas do Paraná
02/05/2024

Foco da reunião foi a exportação de Feijão como alternativa para excedente de safra

ONU quer mais Feijões e Pulses no prato
02/05/2024

Proposta faz parte da nova era na luta contra as mudanças climáticas e contra a fome