Mercado de Pulses cresce com demanda global e busca por transparência

Por: Com informações de Miller Magazine,

13 de março de 2025

Responsive image

O mercado de Pulses, ainda considerado um nicho dentro do setor de grãos e oleaginosas, apresenta um grande potencial de crescimento impulsionado pela crescente demanda global. De acordo com uma análise de Vito Martielli, Analista Sênior do Rabobank, esses produtos estão se tornando cada vez mais relevantes tanto em mercados emergentes quanto em economias desenvolvidas.

Embora a produção global de Pulses seja relativamente pequena em comparação a culturas como milho, trigo e arroz, o segmento vem ganhando espaço. Atualmente, a produção mundial de Pulses é estimada em cerca de 100 milhões de toneladas anuais, enquanto a de milho chega a 1,2 bilhão de toneladas e a de trigo, a 800 milhões de toneladas. Dentro do mercado de Pulses, grão-de-bico, ervilhas secas e lentilhas são os principais produtos, respondendo por 40% da produção global. A Índia é a maior produtora de grão-de-bico, enquanto a produção de ervilhas secas e lentilhas está distribuída entre cinco principais países.

Segundo Martielli, dois fatores principais estão impulsionando a demanda crescente por Pulses: seu papel como uma fonte acessível e essencial de proteína em mercados emergentes e seu uso crescente em produtos substitutos de carne e laticínios em países desenvolvidos. Essa tendência resultou em um aumento de 29% no comércio global de Pulses desde 2015, com as exportações previstas para alcançar aproximadamente 21 milhões de toneladas em 2024.

O mercado também vem registrando novos participantes no comércio internacional. “A Rússia ampliou sua participação nas exportações de ervilhas secas. A Argentina se consolidou como um exportador-chave de diferentes tipos de Feijão. A Turquia se tornou um importante centro de processamento e distribuição de Pulses para o Oriente Médio e Norte da África. O Egito, por sua vez, é o maior comprador mundial de favas”, destaca Martielli.

Outro fator que tem impulsionado o setor é a sustentabilidade das Pulses. Com propriedades que auxiliam na fixação de nitrogênio no solo, essas culturas contribuem para a fertilidade, melhoram a estrutura do solo e aumentam a retenção de água e a aeração. Dessa forma, as Pulses são uma excelente opção para rotação de culturas, ajudando na biodiversidade do solo e na atividade microbiana.

Transparência

No entanto, o mercado de Pulses ainda enfrenta desafios, principalmente no que diz respeito à transparência e à volatilidade dos preços. “Diferentemente dos grãos, as Pulses ainda não são consideradas commodities em larga escala, e há barreiras de entrada nesse segmento. Os preços são instáveis e faltam dados confiáveis sobre os mercados globais. Por isso, aumentar a transparência do setor será essencial para atrair investimentos, equilibrar os preços e melhorar a dinâmica do comércio”, explica Martielli.

Apesar dos desafios, a expectativa é que o mercado de Pulses continue a crescer de forma significativa. Com o aumento da demanda e a entrada de novos participantes, melhorar a transparência e reduzir a volatilidade dos preços serão passos essenciais para que o setor atinja seu potencial máximo.

Com informações de Miller Magazine

https://millermagazine.com/blog/pulses-market-set-for-growth-with-improved-pricing-and-data-transparency-5839

Mais
Notícias

China impõe tarifas de 100% sobre ervilhas canadenses
18/03/2025

Feijão ajuda a emagrecer? Veja os efeitos dele no organismo
17/03/2025

Estudo brasileiro descobriu que o consumo frequente de Feijão está associado com menor risco de ganho de peso e obesidade