IBRAFE celebra 18 anos com o 10º Fórum do Feijão

Por: IBRAFE,

13 de junho de 2024

Responsive image

O Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) comemorou, no dia 1º de junho, seus 18 anos de fundação, marcando a data especial com a realização do 10º Fórum do Feijão e Pulses, evento que se consolidou ao longo dos anos como um ponto de encontro fundamental para todos os envolvidos na cadeia produtiva de Feijões e Pulses no Brasil.

Uma história de dedicação

Fundado em 2006, o IBRAFE tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento do setor, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade dos produtores brasileiros. Ao longo de seus 18 anos, o Instituto tem sido uma fonte constante de informações, apoio à pesquisa e integração entre produtores, agrônomos, corretores, empacotadores e exportadores. A missão do IBRAFE sempre foi clara: impulsionar a produção e o consumo de Feijões e outras Pulses, beneficiando toda a cadeia produtiva.

Desde a criação do Clube Premier – grupo especial de produtores engajados no desenvolvimento do setor –, passando por parcerias estratégicas e aproximação com os setores públicos e privados, a entidade tem se dedicado ao suporte e progresso dessa cadeia produtiva no país.

“O IBRAFE reafirma seu compromisso com o aumento do consumo e da produção de Feijões e Pulses, e vê, no 10º Fórum do Feijão, uma oportunidade única para impulsionar mudanças significativas no setor. Com a união de esforços e a implementação de estratégias inovadoras, o instituto está preparado para liderar o setor rumo a um futuro próspero e sustentável”, ratificou o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders.

Edição transformadora

O Fórum do Feijão deste ano chega à sua 10ª edição, marcado por um amadurecimento significativo. Com uma década de experiência, o evento se prepara para uma transformação, dedicando-se integralmente a três pilares fundamentais – aumento da produção e do consumo, expansão das exportações e melhoria das margens de lucro para os produtores.

As discussões do Fórum serão focadas em temas essenciais para o futuro do setor. Serão exploradas estratégias para ampliar o mercado interno, incentivando o consumo de Feijões, Gergelim, Grão-de-bico e Ervilha. A promoção de hábitos alimentares saudáveis e a diversificação dos produtos estarão no centro das discussões.

Além disso, o IBRAFE também tem como foco identificar novas oportunidades no mercado global e melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. O Fórum servirá como uma plataforma para compartilhar insights sobre mercados internacionais, tendências de consumo e estratégias de marketing.

Os desafios e oportunidades para os produtores não ficarão de fora das discussões com a apresentação de técnicas de produção mais eficientes, sustentabilidade e formas de agregar valor ao produto, que serão debatidas para garantir margens de lucro mais favoráveis aos produtores.

Movimento Pró-Feijão

Uma das grandes iniciativas do IBRAFE desde o ano passado é o Movimento Pró-Feijão, que busca unir todos os envolvidos no setor. Desde a pesquisa inicial até a exportação, todos têm um papel crucial a desempenhar. O objetivo é criar um ambiente favorável ao crescimento e à inovação, promovendo ações concretas que beneficiem toda a cadeia produtiva.

Mais
Notícias

Canarana teria se tornado o maior produtor mundial de gergelim
19/07/2024

Pato Branco/PR plantou menos área de milho e mais Feijão, mas produtividade do cereal foi maior do que a do grão
19/07/2024