Desafios climáticos ameaçam safra russa de ervilhas

Por: The Western Producer,

24 de maio de 2024

Responsive image

O setor de produção de ervilhas na Rússia está enfrentando desafios significativos devido às condições climáticas adversas, enquanto o país se prepara para competir globalmente nos mercados de leguminosas. Analistas observaram problemas no início da temporada de cultivo de ervilhas amarelas, especialmente devido a geadas e baixa precipitação em regiões do sul e na Sibéria.

O CEO da Russian Pulses Analytics, Sergey Pluzhnikov destacou que é cedo para determinar o impacto completo das condições climáticas adversas, mas relatos indicam que aproximadamente 20% das colheitas estão em más condições. Essas condições climáticas podem resultar em uma redução na safra, afetando a produção e a disponibilidade de ervilhas, inclusive para exportação.

O analista da LeftField Commodity Research, Chuck Penner ressaltou que as previsões iniciais para a safra de ervilhas na Rússia foram revisadas devido às condições de seca no sul e ao excesso de umidade na Sibéria. Essa redução na safra pode afetar o mercado global, especialmente considerando o papel crescente da Rússia como concorrente do Canadá nas exportações de ervilhas.

Rússia de olho no mercado

Além das ervilhas, a Rússia também está buscando expandir sua presença no mercado de lentilhas. Com a abertura do mercado indiano para as lentilhas russas e impostos de exportação mais baixos, espera-se que os agricultores russos dediquem mais terras ao cultivo dessa cultura. O analista da AgPulse Analytica, Gaurav Jain prevê que a produção russa de lentilhas possa atingir 500 mil toneladas este ano e ultrapassar um milhão de toneladas em breve.

Enquanto isso, na União Europeia, há expectativa de um aumento na produção de ervilhas, com previsões indicando uma safra de 2,41 milhões de toneladas em 2024-25. Isso representa um aumento significativo em relação ao ano anterior e reflete a crescente demanda por ervilhas no mercado europeu.

Apesar dos desafios climáticos enfrentados pelos produtores de ervilhas na Rússia, o setor continua a se adaptar e buscar oportunidades de crescimento nos mercados globais de leguminosas.

Fonte: https://www.producer.com/news/major-pulse-competitor-may-face-trouble-with-pea-crop/

Mais
Notícias

Canarana teria se tornado o maior produtor mundial de gergelim
19/07/2024

Pato Branco/PR plantou menos área de milho e mais Feijão, mas produtividade do cereal foi maior do que a do grão
19/07/2024