De olho na China

Por: IBRAFE,

25 de abril de 2023

Responsive image

O mercado asiático é uma grande oportunidade para o Setor de Pulses e Colheitas Especiais do Brasil. Entre os principais países, a China se apresenta como um dos mais promissores, com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas e demanda estável por alimentos. De olho nesse cenário, o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), em parceria com a ApexBrasil, criou o projeto Brazil Dry Beans and Sesame Seeds, que realizará uma missão prospectiva na Sial China 2023.

A viagem será entre os dias 18 e 20 de maio de 2023 e promoverá visitas a empresas, ao porto, seminários, encontros com importadores e visita guiada à feira Sial. Esta será uma excelente oportunidade para os empresários do setor prospectarem clientes nesse mercado promissor.

Gergelim

Cerca de 80% do gergelim consumido na China é importado. Em 2022, sua área de plantio chegou ao nível mais baixo de 110.000 hectares. Ao mesmo tempo, as importações de gergelim alcançaram 1.174.000 toneladas em 2021, graças a alta demanda.

“O principal gargalo do mercado global de gergelim, é a estabilidade na oferta. Atualmente os maiores países fornecedores globais são Sudão, Etiópia, Uganda, Tanzânia, entre outros. Parte destes países possuem muitos desafios para garantir uma oferta constante, tornando o mercado volátil. Por isso, a China olha para outras origens, de modo a garantir a oferta”, informou a gerente do Projeto ApexBrasil e IBRAFE, Najla Souza.

Feijão

O cultivo de Feijão na China também vem perdendo espaço para outros grãos como a soja e desde 2019, com redução de 10% na produção. Por outro lado, o consumo per capta tem crescido 400% por ano.

Desde 2019, o país sinalizou uma redução na produção de Feijão-mungo, o que consequentemente levaria a uma demanda maior pelas importações. Essa é uma janela de oportunidade para o Brasil, que possui expertise na produção e capacidade de atender a demanda do país.

Acordo

Brasil e China têm se aproximado para o comércio internacional de Pulses e Gergelim há algum tempo. O Ministério da Agricultura e o General Administration of Customs China (GACC) estão em diálogo para alinhamento dos requisitos fitossanitários dos dois países, um processo que já foi concluído para o Gergelim brasileiro e está em andamento para o Feijão.

A conclusão dessas negociações irá tornar o mercado chinês ainda mais interessante para o setor de Pulses e Colheitas Especiais.

“Além disso, é o fôlego que o Brasil precisa para estimular ainda mais a produção de alimentos internamente. Com o gigante asiático em busca de novas fontes de oferta, e o excelente relacionamento que o Brasil possui com o país, o cenário não poderia ser mais otimista”, acrescenta a gerente.

 

Informações sobre a missão prospectiva na Sial China 2023: [email protected] ou (66) 99955-1658

Mais
Notícias

Índia assinou acordos com o Brasil e a Argentina para a importação de Pulses
16/04/2024

Preços das Pulses em Alta: Taxas do Tur Dal aumentam mais de 10% em 1 mês; governo intervém
16/04/2024