Reino Unido - Algumas terras destinadas ao SFI (Sustainable Farming Incentive - Incentivo à Agricultura Sustentável) podem agora ser destinadas a outras culturas, e alguns produtores estão considerando Pulses, pois, em um ano normal, os retornos seriam maiores do que uma opção típica de SFI.
Roger Vickers, CEO da PGRO, disse: "Na maioria dos casos, as decisões sobre o cultivo de 2025 já foram tomadas e não mudarão agora, mas haverá alguns que não receberam um pedido de SFI antes do fechamento surpresa e podem ter flexibilidade para que Ervilhas e Feijões gerem renda e benefícios ambientais este ano. “Recomendamos que o Feijão seja semeado o quanto antes, para que haja tempo, e as Ervilhas devem ser plantadas o mais cedo possível, assim que a terra permitir”.
Proporcionando 'resultados ambientais ainda melhores'
Um trabalho recente do AHDB examinou se certas ações do SFI eram alternativas favoráveis à interrupção de culturas como o Feijão.
Analisando o Feijão de inverno, o estudo sugeriu que mesmo uma produtividade modesta de 1,8 t/ha ainda corresponderia aos retornos financeiros de um plantio de Pulses com SFI.
"Uma produtividade maior do que essa superaria essa opção específica de SFI, e você também obtém todos os benefícios que uma cultura de Pulses proporciona."
Por serem altamente simbióticas com a microflora do solo, as Pulses aumentam a biodiversidade, resultando em solos mais férteis e com melhor qualidade. O Feijão não requer nitrogênio suplementar e garante que as culturas subsequentes tenham um melhor desempenho após o cultivo das Pulses.
"Em muitos aspectos, o Feijão proporciona resultados ambientais ainda melhores do que as opções de semeadura seletiva (SFI) que os agricultores estavam solicitando", acrescentou o Sr. Vickers.
Para Pulses semeadas tardiamente, o PGRO recomenda que os resultados sejam aprimorados quando as sementes são semeadas de forma convencional. Para aqueles que adotam técnicas de perturbação mínima do solo, é importante garantir que a compactação abaixo da semente seja evitada. A profundidade da semeadura também é uma consideração importante. As sementes devem ser cobertas por, no mínimo, 3 cm de solo sedimentado, onde herbicidas de pré-emergência são usados.
Semeando o Feijão no final de abril, a colheita pode ser atrasada e pode resultar em estresse hídrico de verão na floração. A densidade ideal de plantas para o Feijão de primavera é de 45 a 55 plantas por metro quadrado.
Ervilhas marrowfat devem ser semeadas para obter uma densidade de plantio de 65 a 70 plantas por m², e Ervilhas azuis e brancas grandes, de 80 a 90 plantas por m².
Vickers acrescentou que a equipe do PGRO está à disposição para responder a perguntas sobre a produção de Pulses para qualquer produtor interessado em aprender mais.
Com informações de Farmers Guide