CNA, Faesp e Cepea levantam informações sobre mercado do Feijão

Por: CNA,

17 de maio de 2024

Responsive image

Brasília (10/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) fizeram nesta semana uma série de reuniões para levantar dados sobre produção de Feijão.

A iniciativa faz parte de um projeto conjunto da CNA e do Cepea, com o apoio das federações e sindicatos, para coletar informações sobre o mercado do Feijão na região sul de São Paulo, para construir indicadores regionais de preços da leguminosa no estado. Os encontros aconteceram nos sindicatos rurais de Paranapanema, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga.

Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, um aspecto relatado pelos produtores foi a falta de informações precisas sobre a cultura, o que contribui para a especulação no mercado de Feijão.

“Eles expressaram concordância quanto à necessidade de um acompanhamento mais detalhado do mercado para embasar suas decisões e o indicador seria importante para esta finalidade”, disse.

A produção na região sul de São Paulo é dominada pelo Feijão carioca de alta tecnologia, com métodos de colheita mecanizada. Além disso, foi observado o cultivo de Feijão preto e outras variedades, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Paraná.

“Essa primeira fase do projeto visa não apenas coletar dados sobre a produção, mas também estabelecer um sistema de monitoramento contínuo, contando com o apoio das federações e sindicatos rurais da região, para fornecer informações estratégicas aos produtores”, ressaltou Pereira.

Fonte: https://cnabrasil.org.br/noticias/cna-faesp-e-cepea-levantam-informacoes-sobre-mercado-do-feijao

Mais
Notícias

Canarana teria se tornado o maior produtor mundial de gergelim
19/07/2024

Pato Branco/PR plantou menos área de milho e mais Feijão, mas produtividade do cereal foi maior do que a do grão
19/07/2024