Tuba Memis, da Memisoglu Tarim, compartilha informações sobre o progresso das safras de lentilha, Feijão branco e grão-de-bico na Turquia, além de discutir a próxima colheita.
“No geral, a colheita está indo bem, especialmente para os produtos que são colhidos mais cedo. No entanto, estamos preocupados com os produtos que ainda estarão no solo no meio do verão, porque o clima tem sido e continua muito quente aqui – particularmente na Anatólia, onde nossas lentilhas verdes e grão-de-bico são plantados. Os agricultores estão preocupados que possam obter rendimentos menores como resultado. Em junho, as temperaturas devem ser normalmente muito mais baixas do que isso e qualquer coisa acima de 30°C-35°C está acima da média e pode ser prejudicial para as plantações", comenta Tuba.
Lentilhas vermelhas
Segundo a consultora, no ano passado, a produção de lentilha vermelha foi de cerca de 300.000 toneladas, e os preços turcos foram um pouco mais baixos do que os preços canadenses, apesar de geralmente serem maiores ou iguais. Tendo começado a colheita, é possível ver que o rendimento será menor – algo entre 180 e 200 mil toneladas. “Também temos alguns problemas de qualidade em certas áreas com lentilhas vermelhas, então essas coisas combinadas causaram um aumento repentino nos preços locais na Turquia, pois as empresas e os agricultores perceberam que a colheita não seria tão boa. Os moleiros também não têm estoque de lentilhas turcas, e as empresas que trouxeram estoque de lentilhas canadenses também acabaram. Como resultado, estamos atualmente esperando a nova safra canadense, russa e cazaque de lentilhas vermelhas."
Lentilhas verdes
A Turquia não é um grande player em lentilhas verdes, mas a produção no ano passado foi de 50 mil toneladas, com exportação para a Argélia, Índia e outros países ao redor do mundo. “Nossos fazendeiros ganharam dinheiro, então este ano eles aumentaram muito a área de plantio – esperávamos aproximadamente 150 mil toneladas de produção”, destacou Tuba. Contudo, o clima quente na Anatólia mudou os planos fazendo com que a qualidade e o rendimento sejam um pouco menores – os fazendeiros agora esperam uma produção de cerca de 100 mil toneladas. No ano passado, as exportações de lentilhas verdes foram proibidas para evitar aumentos de preços locais após a repentina demanda indiana, mas para este ano, uma boa produção pode significar que o governo reabra as exportações.
Grão-de-bico
Em 2023 houve uma grande área cultivada, mas no fechamento da colheita, percebeu-se que os rendimentos eram menores e os tamanhos eram menores, o que significava uma produção entre 170 e 200 mil toneladas. No sudeste da Turquia, onde 10-20% dos grãos-de-bico são plantados, a colheita já começou, mas na Anatólia central, a colheita não começará por mais 7-10 dias. “Estamos acompanhando de perto o progresso das culturas plantadas nesta área porque o clima quente pode estar afetando o rendimento. Se o rendimento não for afetado pelo clima quente, poderemos receber algo entre 250 e 280 mil toneladas de grão-de-bico – saberemos mais quando a colheita começar”. Uma coisa é certa, o grão-de-bico de 9 mm comporá uma porcentagem menor da safra geral de grão-de-bico. Normalmente, 9 mm comporiam 20-30%, mas este ano esperamos algo mais próximo de 5-10%. Como o mercado interno exige tamanhos maiores, as opções que estarão disponíveis para exportação serão de 7/8 mm.
Feijão-branco
A colheita do Feijão-branco começa no final de agosto, mas a área cultivada é menor este ano em cerca de 10% – o clima durante o ciclo até agora tem sido favorável. Na última safra, a produção de Feijão-branco na Turquia foi de cerca de 75-80 mil toneladas.
Destinos de exportação
Tuba Memis afirma que, com as restrições impostas às importações de grão-de-bico de origem russa para a União Europeia, espera-se que esta seja uma oportunidade para a Turquia fazer mais exportações para destinos europeus. “Também estamos exportando para países do Oriente Médio, mas o Paquistão está um pouco mais lento do que o normal agora – eles estão procurando grão-de-bico de origem russa que seja um pouco mais barato, mas se seus preços de mercado aumentarem, então potencialmente temos uma chance de exportar para eles."
Impostos indianos
“Esperamos que eles diminuam o imposto! Essa notícia, é claro, aumentará a demanda por grão-de-bico kabuli, e se isso acontecer, a Turquia certamente poderá exportar mais grão-de-bico de origem turca e russa. A Índia pode comprar diretamente da Rússia, enviada em grandes navios, ou pode comprar grão-de-bico kabuli russo reexportado via Turquia. Se eles precisarem de tamanhos maiores, como 8mm/9mm, a Turquia definitivamente pode fornecer esses também. Os 7mm turcos são diferentes em termos de textura e sabor do equivalente russo, então eles também podem preferir comprar esses de nós."
As recentes quedas na força da lira turca foram boas no lado da reexportação – tornando-os mais competitivos com os preços do dólar americano. “No lado da exportação, é melhor para nós se o dólar americano estiver forte, mas, na realidade, a melhor coisa para conduzir nossos negócios é a estabilidade, e acho que veremos mais estabilidade nos próximos meses."
A colheita das leguminosas na Turquia enfrenta desafios climáticos significativos, mas as expectativas permanecem otimistas para a produção e exportação de lentilhas, grão-de-bico e Feijão-branco.
Com informações de Pulse POD
https://pulsepod.globalpulses.com/trade-talk/post/turkey-pulse-harvest-update-with-tuba-memis