Precisamos planejar produção e consumo de Feijões

Por: IBRAFE,

12 de junho de 2024

Responsive image
Em todos os setores da economia, há pessoas que não têm tempo ou não sabem onde encontrar dados e informações para tomar decisões. Também existem aquelas que preferem seguir a maioria sem questionar. No setor do Feijão, isso não é diferente.
 
Surpresa com a Exportação de Feijão-Preto
Muitos ficaram surpresos ao descobrir que a exportação de Feijão-preto atingirá um volume histórico. Acredito que isso pode continuar ocorrendo com um bom planejamento nos próximos anos. O planejamento adequado pode levar a melhores resultados. Para isso, por exemplo,  é essencial saber quanto o Paraná produziu e produz de Feijão-preto e Feijão-carioca.
 
Levantamento da Produção pela SEAB
A Secretaria de Agricultura do Paraná (SEAB) geralmente realiza um levantamento detalhado das safras de Feijão. No entanto, este ano há uma lacuna de informação. Até agora, a SEAB não divulgou os dados da colheita de Feijão-preto, mas, segundo a CONAB, 67,43% da segunda safra foi de Feijão-preto.
 
Estimativas de Produção e Consumo
Se houve perdas – e certamente houve – e atualmente a SEAB indica que foram colhidas 646 mil toneladas, podemos concluir que...

Mais
Boletins

Semana começa com queda de preços nas fontes
23/07/2024

Produtores armazenam olhando para o final do ano
22/07/2024

Goianos dão um basta
19/07/2024

Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
18/07/2024

Preço mínimo do Feijão desestimula o plantio
17/07/2024