CONAB SOMA COLHEITA DE FEIJÃO-CARIOCA VERMELHO E RAJADO E GERA DISTORÇÕES

Por: IBRAFE,

26 de julho de 2024

Responsive image
A queda de preço do Feijão-carioca nesta semana ultrapassou todos os limites aceitáveis. Tanto empacotadores quanto produtores estão de acordo que a redução foi exagerada. A previsão para a safra deste ano é menor do que a do ano passado e estará concentrada principalmente no mês de agosto. Mesmo com essa previsão, não há justificativa para que os preços estejam muito abaixo de R$ 250, e muito menos ao redor de R$ 200 como estão atualmente, antes mesmo do pico da colheita.
Um dos fatores que contribui para essa situação é a limitação dos levantamentos de safra, que são realizados exclusivamente pela CONAB. 
 
Esses levantamentos não contemplam informações cruciais, como o fato de que o Brasil também produz Feijão-rajado e Vermelho. Ao incluir todas essas variedades na mesma planilha sob a categoria "Feijão cores", podem ocorrer distorções significativas, especialmente em anos como este, em que o volume de produção é menor.
Na próxima segunda-feira, apresentaremos outros argumentos que indicam que a safra de Feijão-carioca pode ser consideravelmente menor do que o inicialmente previsto. Esses dados adicionais serão fundamentais para entender melhor a situação e tomar decisões mais informadas sobre o mercado do Feijão-carioca.

Mais
Boletins

Como o comprador vê este momento do Feijão-carioca  
17/10/2025

Apesar das dificuldades, o comprador acredita que o momento é sazonal e que a situação tende a se normalizar nos próximos meses

A  lua continua sendo lua — não um queijo  
16/10/2025

Calma e Estratégia: O Que o Mercado de Feijão Ensina Sobre Vendas Pontuais

CONAB continua otimista para 2026              
15/10/2025

Mercado Projeta Impacto Maior que o da CONAB

Análise da Exportação Americana de Feijões: Foco na Diversificação
14/10/2025

Em breve, compartilhamos um vídeo mostrando o que vimos aqui e o que podemos adaptar para o nosso setor

Começo lento aqui e visita aos Estados Unidos 
13/10/2025

Durante a semana vamos compartilhar aqui no Premier informações diretas das reuniões com universidades e associações de produtores americanas