Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão!

Por: Ibrafe,

26 de novembro de 2024

Responsive image

A semana começou de forma tranquila, com volumes de negociação compatíveis com uma típica segunda-feira. O índice CEPEA apontou uma leve oscilação negativa nos principais polos de produção. No entanto, o destaque continua sendo o polo de produção do Noroeste de Minas Gerais. Já em Holambra e Itararé, os valores pagos chegaram a R$ 275/278, dependendo do prazo, que, na maioria das vezes, é curto.

 

Com o Feijão armazenado, os produtores têm vendido em doses homeopáticas, regulando tanto a oferta quanto os preços praticados. O que antes era uma estratégia adotada por poucos produtores, hoje se tornou uma prática generalizada, o que tem feito toda a diferença. Sem essa capacidade de planejamento e perspicácia adquiridas ao longo do tempo, o mercado estaria sujeito a grandes oscilações, com Feijões-carioca sendo vendidos abaixo do custo em agosto, setembro e outubro, seguidos por grandes valorizações nos meses posteriores. Ontem, durante o encontro do setor agro e de adidos agrícolas de 40 países, realizado em Brasília, tivemos a oportunidade de trocar ideias e começar o planejamento para as exportações de 2025. As informações trazidas por esses profissionais do MAPA indicam que, até o momento, a produção global de Feijões em 2024 não aumentou significativamente, e boa parte do que foi colhido este ano já foi armazenado até outubro.

Com o México registrando perdas na produção, não restam dúvidas de que haverá demanda durante o primeiro semestre de 2025. A África do Sul, por exemplo, destacou-se neste ano como grande importadora de Feijões-rajados, e, com o início do trabalho do adido agrícola naquele país, espera-se, em primeiro lugar, mais informações detalhadas sobre a produção local. Além disso, há perspectivas de identificar maneiras de aumentar os volumes exportados para lá. Os adidos que atuam na China informaram que já iniciaram tratativas que poderão abrir o mercado chinês para o Feijão brasileiro. Essas negociações têm grande potencial de impulsionar as exportações nos próximos anos.

Acompanhe as informações estratégicas que traremos nos próximos dias no Clube Premier.

Se você é produtor, fique atento aos contratos para Feijões-rajados, vermelhos e Mungo-preto, e aproveite para testar, o quanto antes, novas variedades como o Alubia e o Navy, dois tipos de Feijões brancos com excelentes perspectivas de mercado. Manter-se atualizado sobre as tendências globais e ajustar suas estratégias de plantio e venda pode garantir vantagens competitivas significativas.

Mais
Boletins

Feijão: Safra Farta Pressiona Preços, Mas Reversão Está no Horizonte
11/07/2025

O mercado vai continuar pressionado até agosto, e quem conhece o ciclo sabe como isso costuma se resolver

Mercado de Feijão: Análise dos Desafios e Perspectivas Diante das Tarifas
10/07/2025

Qualquer tarifa ou restrição atrapalha contratos, assusta compradores e abre espaço para a concorrência de outros países

Pulse Day Araguaia: Mais de 400 Participantes e Conteúdo Estratégico para o Setor
09/07/2025

Temas como Irrigação, Feijão e Gergelim foram debatidos durante o encontro

Queda de Preço em Alguns Mercados Internacionais Chega a 40%
08/07/2025

Com o mercado em queda, os empacotadores têm postergado ao máximo o fechamento de compras, evitando se desposicionar frente aos concorrentes nas gôndolas

Queda no preço não é maldição
07/07/2025

Quem está atento já sabia que este seria o momento mais pressionado. Por isso, a estratégia agora não é correr para vender tudo