Alto índice de chuva prejudica cultura de trigo e Feijão, segundo IDR-PR

Por: IBRAFE,

9 de novembro de 2022

Responsive image

Os altos índices de chuvas registrados em outubro prejudicaram as culturas de trigo e Feijão, segundo o boletim agrometeorológico emitido nesta segunda-feira (7) pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná). De acordo com o boletim, até o final de outubro haviam sido semeados 67% da safra de soja no Paraná e, do total, 95% apresentavam boas condições. As chuvas atrasaram o plantio, mas favoreceram o aumento da disponibilidade de água no solo e germinação das sementes. Porém, provocaram baixos índices luminosidades e baixas temperaturas, acarretando um desenvolvimento mais lento das plantas.

O milho 1ª safra foi semeado em 91% das áreas de plantios até o final do mês passado. Do total, 86% apresentavam condições consideradas boas, 13% médias e 1% ruim. As chuvas constantes de outubro favoreceram o abastecimento hídrico do solo e das plantas, porém, assim como a soja, o longo período nublado com baixa incidência de radiação solar e temperaturas baixas provocou um desenvolvimento mais lento da cultura.

As condições meteorológicas de outubro foram desfavoráveis para a cultura do Feijão 1ª safra. As luminosidades e temperaturas baixas registradas prejudicaram o desenvolvimento de algumas lavouras, que apresentaram porte baixo. As precipitações constantes impediram a semeadura do Feijão em alguns locais e o excesso de umidade acarretou perda na qualidade das lavouras mais adiantadas na fase de maturação.

Segundo a Seab, até o final do mês, 72% das áreas de trigo haviam sido colhidas. Quanto às condições das lavouras 64% foram classificadas como boa, 31% médias e 5% ruins. A abundância de chuvas, além das geadas em algumas regiões durante o desenvolvimento vegetativo, prejudicaram a qualidade e produtividade do cereal.

Fonte: https://cbncuritiba.com.br/materias/alto-indice-de-chuva-prejudica-cultura-de-trigo-e-feijao-segundo-idr-pr/

Mais
Artigos

IBRAFE Informa: Abertura de Edital para Contratação de Técnico no Programa de Qualificação para Exportação - PEIEX
05/03/2024

MISSÃO COMERCIAL – EXPO ANTAD
05/02/2024

IBRAFE Realizará missão com exportadores de Gergelim e Pulses para o México

Por que ele tem esse nome se não é do Rio?
22/01/2024

Feijão-carioca vira tema do BBB: "Por que se chama carioca se eles não comem lá?"

Agricultura Irrigada Brasileira - Potencial Sustentável para o Feijão e Desafios Futuros
25/08/2023

Projeto busca conscientização e voluntariado
25/08/2023

Foco são os praticantes de musculação que fazem uso excessivo de suplementos